top of page
DSCN2269.JPEG

BIOGRAPHY

Sintia Piccin

Reconhecida como uma das principais saxofonistas do cenário brasileiro de música instrumental, Sintia Piccin nasceu em São Carlos, SP, em uma família de músicos. Sua jornada musical começou aos 7 anos, com os estudos de flauta doce, e aos 12 anos se apaixonou pelo saxofone, instrumento com o qual se identificou imediatamente. Aos 13 anos, já tocava profissionalmente em uma banda formada com seus irmãos.

Aos 18 anos, ingressou no Conservatório Carlos Campos em Tatuí, onde aprofundou seus conhecimentos musicais e desenvolveu uma forte conexão com a improvisação – elemento central de sua música até hoje. Após concluir sua graduação em 2001, foi convidada a lecionar na mesma instituição, ensinando saxofone, flauta transversal e improvisação.

Em 2004, Sintia se mudou para São Paulo, expandindo suas fronteiras musicais. A partir daí, passou a se apresentar com diversos grupos e artistas renomados. Seu talento foi destacado em programas de TV, como a Banda do Faustão (Globo, 2003) e a Banda do Programa do Ratinho (SBT, 2006-2017), onde acompanhou alguns dos maiores nomes da música brasileira.

Discografia e Colaborações Artísticas

Com uma vasta discografia, Sintia tem participações em álbuns de artistas consagrados, como João Donato (em Serotonina, vencedor do Grammy Latino em 2023 como Melhor Álbum de Música Popular Brasileira), Chico César (O amor é um ato revolucionário), Liniker (Índigo Borboleta Anil – Ao Vivo em Salvador), Tássia Reis, Renato Teixeira, entre outros. Além disso, sua música também tem marcado presença em trilhas sonoras para filmes e séries, como “De Perto Ela Não é Normal” e “No Mundo da Luna” (HBO Max).

Carreira Solo e Reconhecimento Internacional

Em 2019, Sintia lançou seu álbum autoral "Freedom of Mind", um trabalho que reflete a essência do jazz moderno, com grande liberdade criativa, improvisações virtuosas e uma energia vibrante. Acompanhada por seu sexteto talentoso, ela se apresentou em festivais nacionais e internacionais, como o Jazz à la Calle (Uruguai), Ilhabela Jazz Festival, Instrumental Sesc Brasil, Festival Jazz no Vale, Sampa Jazz Festival e nas prestigiadas casas de jazz Blue Note SP.

Sintia também é membro do Irmandade Ensemble, grupo franco-brasileiro com o qual realizou uma turnê pela França em 2023, se apresentando em renomados festivais como Jazz à Vienne, Jazz in Marseille e o Sesc Jazz (Brasil).

Turnês e Participações de Destaque

Sintia tem uma carreira internacional consolidada, com participação em duas turnês europeias e apresentações em grandes festivais como o Roskilde Festival (Dinamarca), Paléo Festival Nyon (Suíça), Sfinks Festival (Bélgica) e Festival Les Escales (França). Em 2019, foi indicada ao prêmio de Melhor Instrumentista no WME Awards, um reconhecimento ao seu talento e contribuição para a música mundial.

Ela também se apresentou como convidada especial no show ” O Samba Jazz de Paulo Moura”, ao lado de Wagner Tiso e Teco Cardoso.

Desde 2017, Sintia é parte da banda de Chico César, com quem vem se apresentando em diversas turnês. Em 2022 e 2023, ela também integrou a turnê da cantora Liniker, se apresentando nos maiores festivais do Brasil, como Rock in Rio, Afropunk Bahia, Lollapalooza Brasil, The Town e Rock the Mountain. Além disso, participou de shows internacionais em países como Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Portugal, Equador e Colômbia.Nos últimos anos, Sintia também acompanhou artistas como Tássia Reis, Rubel e Fabiana Cozza, consolidando ainda mais sua posição como uma das principais saxofonistas e compositoras da música brasileira contemporânea.

bottom of page